A galinha na panela da Vovó Gelça
A cozinha da Vovó Gelça tinha cheiro de comida de verdade muito antes de a panela ir ao fogo. Começava pelo alho socado no pilão, que ela insistia em usar no lugar de qualquer processador, porque dizia que o alho amassado "chora" e solta o sabor, enquanto o picado só fica ali parado. Depois vinha a cebola cortada em pedaços miúdos, o cheiro-verde colhido no quintal e, às vezes, uma folha de louro que ela guardava num pote de vidro com tampa de rosca.
A galinha era sempre caipira, comprada de um conhecido, e ela a escolhia pelo aspecto da pele e pela firmeza da carne. Cortava em pedaços médios, lavava com limão e deixava descansar numa tigela com alho, cebola e um fio de azeite. O tempero de verdade era o tempo: nunca tinha pressa, e a galinha ficava ali por uma hora ou mais, absorvendo tudo.
O que mais intrigava a família era que quase não havia sal. Quem via a Vovó Gelça temperar jurava que ela só passava a mão por cima da panela, num gesto que mais parecia benção do que tempero. A verdade é que o sal, na cozinha dela, era um coadjuvante tímido. O protagonista era o refogado.
O segredo da panela
Ela usava uma panela de ferro escura, pesada, que já estava na família havia décadas. Antes de colocar a galinha, deixava a panela esquentar bem, pingava um pouco de óleo e esperava o primeiro fio de fumaça subir bem fino. Só então os pedaços entravam, e o chiado que se ouvia era o som de que tudo ia dar certo.
Ela não mexia de imediato. Deixava a carne dourar de um lado, virava, deixava dourar do outro. Esse douramento, que os cozinheiros chamam de selar, forma uma casquinha saborosa no fundo da panela, e é dela que vem boa parte do gosto. Quando o fundo ficava marrom-escuro, ela jogava a cebola e o alho, que soltavam o caldo e descolavam tudo o que tinha grudado. Aquilo virava uma base de sabor que nenhum tablete de caldo industrializado consegue imitar.
Depois entravam o tomate picado, o pimentão e um pouco de água quente, nunca fria, porque a água fria, segundo ela, "assusta" a carne e endurece. A panela era tampada e o fogo ficava baixo. De tempos em tempos ela levantava a tampa, mexia com a colher de pau e provava o caldo, sempre com a mesma expressão concentrada, como quem escuta uma música distante.
Perto do fim, abria a tampa de vez para o molho encorpar. A galinha ficava macia a ponto de soltar do osso só de encostar o garfo, e o caldo engrossava num tom dourado e brilhante. Era o ponto exato em que ela desligava o fogo e dizia: "Agora deixa descansar, que a comida também precisa respirar."
Como a comida ficava boa sem sal
Muita gente acha que sem sal não existe sabor, mas a cozinha da Vovó Gelça mostrava que o sal é só uma das ferramentas. Ela trabalhava o gosto de outras maneiras:
Ervas frescas. Cheiro-verde, salsinha, cebolinha, manjericão e, quando tinha, um ramo de alecrim. Elas entravam em dois momentos: um pouco no começo, para perfumar a panela, e o restante no final, para manter a cor e o aroma.
Alho e cebola em abundância. Eram a base de praticamente tudo. Ela dizia que uma comida sem alho era como uma casa sem janela.
Limão. Ele aparecia na hora de lavar a carne e, às vezes, num fio no prato já servido. A acidez realça os sabores e dá a sensação de que a comida está mais saborosa, quase como se o sal estivesse presente.
Tomate maduro. Quando cozido devagar, o tomate solta um doce natural que arredonda o caldo e equilibra o conjunto.
Cozimento lento. Talvez o mais importante. Fogo baixo e paciência fazem os ingredientes trocarem sabores entre si, e o resultado é uma comida que parece ter muito mais tempero do que realmente tem.
Havia ainda um detalhe que ela nunca explicava, mas que todo mundo percebia: ela cozinhava com atenção. Não deixava a panela sozinha, não olhava o celular, não atendia visita no meio do preparo. A comida recebia o cuidado inteiro dela, e isso, de alguma forma, ia parar no prato.
O arroz que ninguém esquecia
Se a galinha era famosa, o arroz era lendário. Havia primos que viajavam de longe e, na hora de contar a viagem, mencionavam o arroz antes de qualquer outra coisa. Soltinho, brilhante, com cada grão separado do outro e um aroma que se sentia da calçada.
O primeiro passo era lavar o arroz. Ela o lavava em várias águas, esfregando entre as mãos, até a água sair quase transparente. Dizia que o arroz mal lavado ficava grudento e com gosto de poeira. Depois, deixava escorrer bem na peneira, porque arroz molhado demais na panela vira papa.
Em seguida vinha o refogado. Num fio de óleo quente, ela dourava o alho amassado e um pouco de cebola ralada, sem deixar queimar, porque o alho queimado amarga tudo. Quando o cheiro subia, jogava o arroz escorrido e mexia sem parar por alguns minutos. Esse passo, o de "fritar" o arroz, é o que sela cada grão e impede que ele desmanche no cozimento. Dava para ouvir o barulhinho dos grãos estalando na panela.
A água era sempre quente e medida com o dedo. Ela colocava o dedo indicador sobre o arroz, e a água devia chegar à altura da primeira junta. Não havia xícara nem balança, só a experiência de décadas. A panela era tampada com a tampa levemente entreaberta até a água secar e aparecerem os primeiros buraquinhos na superfície. Aí a tampa fechava de vez, o fogo ia ao mínimo e o arroz terminava de cozinhar no vapor.
Quando desligava, ela não abria a tampa de imediato. Deixava uns dez minutos de repouso, e só depois soltava o arroz com um garfo, nunca com colher, para não amassar. O resultado era um arroz leve, perfumado e tão saboroso que muita gente comia só ele, sem nada por cima.
A mesa da Vovó Gelça
A refeição raramente era formal, mas tinha um ritual. A panela de ferro ia direto para o centro da mesa, em cima de um pano dobrado, e o arroz vinha numa travessa de louça branca com a borda lascada. Não havia pratos combinando nem toalha bordada. Havia gente: filhos, netos, vizinhos que apareciam na hora certa, como se tivessem um radar para o cheiro da comida.
Ela servia os pratos pessoalmente, perguntando a cada um se queria mais caldo ou mais pedaço. Os netos pequenos ganhavam sempre a parte mais macia da galinha, desfiada com cuidado, misturada ao arroz com um pouco de caldo por cima. Os adultos conversavam, riam, discutiam futebol, e ninguém reclamava da falta de sal, porque simplesmente não faltava nada.
Quando alguém perguntava como ela fazia, a resposta era sempre a mesma, dita com um sorriso de canto: "É só fazer com gosto." Parecia evasiva, mas era a explicação mais honesta possível. Ela não media o tempo com relógio nem o tempero com colher. Media tudo com o olhar, o cheiro e a memória das mãos, e o que passava por essas três coisas ia parar no prato.
Para quem quer cozinhar como ela
Quem deseja reproduzir a galinha e o arroz da Vovó Gelça pode seguir alguns princípios simples, sem precisar de receita exata:
- Escolha uma galinha de boa qualidade e deixe-a marinar no alho, na cebola e no limão por pelo menos uma hora.
- Sele a carne em panela bem quente, sem mexer até dourar, para formar a base de sabor.
- Use o tomate, a cebola e o alho em boa quantidade e cozinhe em fogo baixo, com a panela tampada, adicionando água quente aos poucos.
- Termine com ervas frescas picadas e prove sempre antes de decidir se precisa de algum ajuste.
- No arroz, lave bem os grãos, refogue o alho e o arroz até os grãos ficarem soltos e brilhantes, e use água quente na medida certa.
- Deixe o arroz descansar tampado por alguns minutos antes de servir, soltando-o com um garfo.
Se o sabor ficar tímido nas primeiras tentativas, o caminho não é encher a panela de sal, e sim aumentar as ervas, o alho, o refogado e o tempo de cozimento. A cozinha da Vovó Gelça nunca dependeu de atalhos, e o gosto da comida dela estava justamente nisso.


0 Comentários
Gostou da receita? Conte como ficou e compartilhe sua experiência. Comente com respeito e não publique dados pessoais.