O molho começa na véspera
Na cozinha da vovó Gelça, o molho nunca nascia no mesmo dia em que seria servido. Ela dizia que bolonhesa feita com pressa é só carne moída com molho de tomate, e que a verdadeira só aparece quando o tempo faz o trabalho que a colher não consegue fazer. Por isso, na tarde de sábado, a panela grande de alumínio, aquela de fundo grosso e cabo meio frouxo, já estava sobre o fogão, e o cheiro de cebola dourando se espalhava pela casa inteira antes mesmo de alguém perguntar o que haveria para o almoço de domingo.
O segredo da véspera tem uma razão simples: o molho descansa, os sabores se encontram e a acidez do tomate se arredonda. Quem já provou uma bolonhesa requentada no dia seguinte sabe do que se trata. A vovó Gelça sabia disso sem nunca ter lido uma linha de livro de culinária.
Os ingredientes, sem frescura
A lista da vovó cabia no verso de um envelope, e ela nunca precisou consultá-la. Para uma panela que alimentava de oito a dez pessoas, ela separava:
- 800 g de carne moída de acém, de preferência passada duas vezes pelo moedor do açougue;
- 200 g de carne de porco moída, para dar maciez e um pouco de gordura;
- 100 g de bacon picadinho, que ela chamava de "o tempero escondido";
- 2 cebolas grandes, 1 cenoura média e 2 talos de aipo, tudo picado bem miúdo;
- 4 dentes de alho amassados;
- 2 colheres de sopa de extrato de tomate;
- 1 lata grande de tomates pelados, ou 1 kg de tomates maduros sem pele e sem sementes;
- 1 copo de vinho tinto seco, daqueles de mesa;
- 1 copo de leite integral;
- azeite, sal, pimenta-do-reino, uma folha de louro e um punhado de manjericão fresco;
- 500 g de espaguete ou de talharim, conforme o humor do dia.
O aipo e a cenoura costumam surpreender quem acha que bolonhesa é só carne e tomate. Eles dão doçura e profundidade, e desaparecem no molho de tal maneira que ninguém consegue apontar onde estão, apenas sente a falta quando não estão.
O refogado: paciência de verdade
Aqui a vovó era inflexível. Em fogo baixo, a panela recebia um fio generoso de azeite e o bacon, que soltava a gordura devagar até ficar levemente dourado. Só então entravam a cebola, a cenoura e o aipo, e começava a parte que mais testa a paciência: mexer de vez em quando, por uns quinze a vinte minutos, até que os legumes ficassem macios, translúcidos e com um leve tom caramelizado nas bordas.
Ela repetia que cebola queimada amarga o molho e que não existe conserto para isso. Quando via o refogado pegando cor demais, pingava uma colherada de água e baixava o fogo. O alho entrava por último, apenas por um minuto, para perfumar sem queimar.
A carne e a arte de não mexer demais
Com o refogado pronto, a vovó empurrava os legumes para as bordas e abria espaço no centro da panela. A carne entrava em duas levas, nunca de uma vez só. Se a panela estivesse cheia demais, a carne cozinharia no próprio líquido em vez de dourar, e o resultado seria um molho cinzento e sem graça.
Elá deixava a carne quieta por alguns minutos, até formar uma crosta marrom no fundo. Só depois desfazia os pedaços com uma colher de pau, mexia e esperava de novo. Esse processo, que parece detalhe, é o que dá à bolonhesa o sabor profundo de carne tostada, aquele sabor que vem das reações químicas do dourado e que nenhum tempero pronto consegue imitar.
Quando toda a carne estava bem dourada e o líquido que ela soltou havia evaporado, vinha o sal, a pimenta e o extrato de tomate. Ela o refogava por dois ou três minutos, até escurecer um pouco e perder o gosto de lata.
O vinho e o leite
Dois ingredientes causam estranhamento em quem conhece a receita pela primeira vez: o vinho e o leite. Na tradição bolonhesa, ambos têm função clara.
O vinho tinto entrava primeiro, e a vovó o deixava ferver até quase secar, raspando o fundo da panela para soltar tudo o que tinha grudado. Esse fundo escuro e saboroso é o que os cozinheiros profissionais chamam de fond, e ela o chamava simplesmente de "a parte boa".
O leite vinha em seguida, e era o truque que fazia as visitas perguntarem qual era o segredo. Ele suaviza a acidez dos tomates e deixa a carne mais macia e o molho mais sedoso. Também ferve até quase desaparecer, em fogo baixo, o que leva uns dez minutos. Só depois disso os tomates podiam entrar.
Os tomates e as horas
Se a vovó usava tomates frescos, escaldava-os, tirava a pele e as sementes e os amassava com as mãos direto na panela. Se usava os pelados de lata, amassava-os da mesma forma, porque dizia que liquidificador "mata a textura". Em seguida acrescentava a folha de louro, um copo de água morna e ajustava o sal.
Daí em diante, a receita se resumia a uma instrução: fogo mais baixo possível, panela semitampada e pelo menos três horas de cozimento. Nesse tempo, ela passava para mexer, provar, ajustar e conversar com quem aparecesse na cozinha. Quando o molho secava demais, acrescentava uma concha de água quente. Quando ficava aguado, tirava a tampa.
O ponto certo é quando o azeite começa a se separar e brilhar na superfície, e o molho fica encorpado, mas ainda úmido, capaz de envolver a massa sem escorrer dela. Nessa hora, ela rasgava as folhas de manjericão e as jogava dentro, desligando o fogo logo depois.
A massa não é coadjuvante
Pode parecer exagero, mas a vovó tratava o cozimento da massa com o mesmo cuidado dedicado ao molho. A água devia ser abundante, com sal suficiente para lembrar o mar, e nunca levava óleo. O espaguete entrava na água fervente e cozinhava até ficar al dente, geralmente um minuto a menos do que indicava a embalagem.
Antes de escorrer, ela reservava uma xícara da água do cozimento, rica em amido. Escorrida a massa, ela a devolvia à panela vazia, com uma concha generosa de molho e um pouco daquela água, e mexia em fogo médio por um minuto. Esse gesto, chamado de finalização, faz o molho aderir à massa em vez de ficar boiando no fundo do prato. Foi dela que muita gente da família aprendeu que o molho não vai "por cima" da macarronada: ele se mistura a ela.
A montagem do prato
A travessa de louça branca, com uma lasca na borda que ninguém ousava consertar, ia para a mesa já cheia. Na base, a massa envolvida no molho. Por cima, mais uma concha de bolonhesa, uma nevasca de parmesão ralado na hora e uma folha de manjericão inteira, só para enfeitar.
O queijo, aliás, merecia ritual próprio. Nada de queijo ralado de pacote: a vovó comprava um pedaço de parmesão e o ralava com o ralador de furos finos sobre cada prato, a pedido de cada um. Havia quem pedisse pouco, quem pedisse muito, e o neto mais novo, que pedia "até esconder tudo".
Variações permitidas e proibidas
A vovó Gelça tinha opiniões firmes sobre o que se podia mudar na receita. Eram permitidas:
- trocar parte da carne de porco por linguiça fresca sem tempero, para quem gosta de um sabor mais rústico;
- acrescentar uma pitada de noz-moscada ao final, uma herança de sua mãe;
- usar tagliatelle ou fettuccine no lugar do espaguete, já que a massa mais larga segura melhor o molho;
- servir com um fio de azeite novo por cima, nos dias de festa.
Já eram terminantemente proibidos:
- pimentão, que "muda a cara do molho";
- ketchup, em qualquer quantidade, sob qualquer pretexto;
- alho cru picado jogado por cima no final;
- corte do molho com caldo de carne em cubo, que ela chamava de trapaça.
Como guardar e reaproveitar
A receita rende bastante, e a vovó nunca viu problema nisso. O molho pronto esfria em temperatura ambiente, é guardado em potes de vidro e dura até cinco dias na geladeira. Congelado, aguenta tranquilamente três meses, e ela costumava dividir em porções pequenas, porque sempre havia um parente precisando de um "reforço" para a semana.
Para reaquecer, o ideal é uma panela em fogo baixo, com um pequeno fio de água para soltar o molho, nunca no micro-ondas em potência máxima. E as sobras ganham nova vida de várias formas: recheio de lasanha na terça-feira, base de pastel assado no fim de semana, cobertura de pão de forma com queijo derretido no lanche da tarde, ou ainda mexida com arroz do dia anterior para um almoço rápido.


0 Comentários
Gostou da receita? Conte como ficou e compartilhe sua experiência. Comente com respeito e não publique dados pessoais.